Garantia de Origem

Transparência nas informações e respeito ao consumidor em saber a procedência dos produtos.

Garantia de Origem Friboi

Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a empresa adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos.

De forma única e inovadora, os interessados em saber a origem da carne que consomem podem acessar diretamente pelo site ou pelo telefone celular, fazendo a leitura do QR Code existente nas embalagens dos produtos para ter acesso ao nome da fazenda e sua localização. O protocolo Selo da Cadeia de Fornecimento tem como premissa a transparência nas informações e o respeito ao consumidor em saber a procedência dos produtos.

Selo da Cadeia de Fornecimento

Atualmente, preocupações com Garantia, Confiança e Sustentabilidade são tão fundamentais para a Companhia e seus stakeholders, quanto produtividade, eficiência e lucratividade. Essa é uma reflexão diária da Friboi e da JBS, que focam na melhoria contínua das suas práticas e processos, buscando ir além dos atuais requisitos do mercado. E, a partir do objetivo de formatar parcerias robustas, nasceu o Selo da Cadeia de Fornecimento.

Com a crescente demanda por compromissos, certificações e informações, inclusive por ONGs, e a grande necessidade de, constantemente, receber auditores de diferentes certificadoras nas Unidades, além de um crescente aumento do interesse de clientes/consumidores em relação ao maior conhecimento da cadeia de fornecimento, a JBS desenvolveu o seu próprio protocolo, validado por terceira parte, contemplando padrões internacionais e requisitos de interesse comum de todos os clientes e mercados atendidos pela empresa. A certificadora escolhida para o projeto é a SBC (Serviço Brasileiro de Certificações).

Por que a SBC?

A certificadora tem mais de 16 anos de experiência no controle de origem de produtos.
Possui corpo técnico experiente na cadeia de fornecimento.
É responsável pela certificação de 40% das propriedades rurais SISBOV no Brasil.
É referência em controles de rastreabilidade, tipificação e bem-estar animal.
Está apta a acreditação também em outros temas.

 

Para mais informações sobre o tema acesse: https://jbs.com.br/qualidade-e-inovacao/selo-da-cadeia-de-fornecimento

Rastreabilidade

Pelo seu celular ou pelo site, todos podem saber a origem da carne que consomem de forma simples, prática, rápida e transparente. Pelo celular, basta que você tire uma foto do QR Code presente nas embalagens de carne Friboi, Maturatta Friboi, Reserva Friboi, Do Chef Friboi e 1953 Friboi.

Pelo site, basta digitar no campo ao lado a data de produção e o número do SIF (Serviço de Inspeção Federal) para saber na mesma hora o nome da fazenda de onde saem os mais variados cortes de carne bovina.

REF

Rastreabilidade de produtos

Confira abaixo o resultado da pesquisa:

Data do abate Lote Fazenda Município - UF Ver no mapa

Bem Estar Animal

Em todas as suas fábricas, a Friboi adota políticas rigorosas no que diz respeito ao bem-estar animal.

 

Essa política está baseada no respeito das cinco liberdades fundamentais dos animais:

  • Livre de fome e sede.
  • Livre de desconfortos.
  • Livre de dores, lesões e doenças.
  • Livre para expressas seu comportamento natural.
  • Livre de medo e estresse.
 

Para garantir essas liberdades, são adotados rígidos padrões de transporte e manejo correto dos animais.

A Friboi possui uma frota de veículos apropriados para o transporte desses animais e realiza constantemente o treinamento e a capacitação dos colaboradores que atuam no dia a dia do manejo.

Dessa forma, as marcas da JBS garantem aos consumidores uma carne saudável e produzida a partir de animais que foram tratados com respeito e sem sofrimento.

Sustentabilidade

A Friboi tem o compromisso de garantir a origem de sua matéria-prima e por isso não adquire gado de fornecedores envolvidos com desmatamento, invasão de terras indígenas, unidades de conservação ambiental e uso de trabalho escravo e/ou infantil.

Para garantir este compromisso a empresa desenvolve desde 2010 um sistema de monitoramento socioambiental que utiliza imagens de satélite, dados georreferenciados das fazendas e informação de órgãos públicos oficiais para análise dos seus mais de 60 mil fornecedores no Brasil.

A área de Meio Ambiente possui uma equipe para o monitoramento constante dos indicadores ambientais nas unidades produtivas que segue diretrizes para o cumprimento legal e a otimização do uso dos recursos naturais.

Para potencializar sua aplicação no dia a dia, a Friboi iniciou em 2011 a implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas operações de carne bovina no Brasil, com base no padrão NBR ISO 14001:2004.

Para mais informações sobre o tema acesse: https://jbs.com.br/sustentabilidade